terça-feira, 20 de março de 2012

PNE - Plano Nacional de Educação.


Composto por 10 Diretrizes objetivas:

I. Erradicação do analfabetismo;
II.Universalização do atendimento escolar;
III.Superação das desigualdades educacionais;
IV.Melhoria da qualidade do ensino;
V.Formação para o trabalho;
VI.Promoção da sustentabilidade sócio-ambiental;
VII.Promoção humanística, científica e tecnológica do país;
VIII. Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto;
IX.Valorização dos profissionais da educação;
X.Difusão dos princípios da equidade.

Traz ainda 20 metas a serem alcançadas no período de 2011- 2020.

Ensino Fundamental de Nove Anos - Qual Objetivo?

Assegurar a todas as crianças um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade. Essa é a proposta do MEC com a implantação do ensino fundamental de nove anos. A intenção é fazer com que aos seis anos de idade a criança esteja no primeiro ano do ensino fundamental e termine esta etapa de escolarização aos 14 anos. A ampliação do ensino fundamental começou a ser discutida no Brasil em 2004, mas o programa só teve início em 2005. O prazo para que o ensino fundamental seja de nove anos em todo o Brasil foi até 2010.
Em continuidade ao debate nacional sobre a ampliação do ensino fundamental para nove anos, o MEC em parceria com as Secretárias Estaduais e Municipais de Educação realizou o "Encontro Nacional: Ensino Fundamental de Nove anos", que contou com representantes dessas secretárias e especialistas convidados.
Implementar o ensino fundamental de nove anos também exige dos professores uma revisão no tipo de ensino ofertado, eles tem a oportunidade de rever as abordagens pedagógicas, métodos de trabalho, buscando um ensino que caminhe rumo ao nível de qualidade desejado.
Mais informações em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf

segunda-feira, 19 de março de 2012

O que é PAR - "Plano de Ação Articulada"?


Trata-se de um instrumento avaliativo e de implementação de políticas públicas visando à melhoria dos indicadores da educação, mais especificamente a educação básica.
A partir da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE – Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, estados e municípios e Distrito Federal, devem elaboram seus “Planos de Ações Articuladas”.

Dimensões que compõem o PAR:

Dimensão 1 - Gestão Educacional;
Dimensão 2 - Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar;
Dimensão 3 - Práticas Pedagógicas e Avaliação;
Dimensão 4 - Infraestrutura Física e recursos Pedagógicos.

O processo de elaboração do Plano de Ações Articuladas esta dividido em duas etapas, quais sejam:
  • Aplicação do instrumento de diagnostico da situação na rede municipal;
  • Elaboração propriamente dito do PAR.
Em 2011 o sistema completou quatro anos, e implementou uma nova etapa, com vigência de 2011 a 2014, onde os municípios que dele fazem parte devem atualizar seus dados, revendo (para os municípios que já fazem parte) e analisando a realidade local, a partir deste diagnostico é feito o planejamento plurianual, que abrange as quatro dimensões.
A partir do link você pode obter mais informações: